top of page

Requalificação Urbano-Arquitetônica da Praça do Sagrado Coração de Jesus e Cidade da Criança, no Centro de Fortaleza

Descrição: O projeto de requalificação urbana do Parque das Crianças e Praça Coração de Jesus é fruto de Concurso Nacional de Ideias que tivemos a honra de sermos contemplados com o 1º Prêmio e a consequente realização do projeto concebido.

O principal objetivo aqui foi a criação de um espaço público vivo e convidativo para firmar um parque urbano contemporâneo de caráter patrimonial, com ênfase especial na dimensão social e na memória da Cidade das Crianças e sua conexão com a Praça do Sagrado Coração de Jesus. Isso, somado a matéria lúdica como atrativo para os usuários, embasado no pensamento de Howard Gardner (1943-) sobre a Teoria das Inteligências Múltiplas, para englobar os aspectos cognitivos, sociais e afetivos no desenvolvimento das pessoas, em especial na infância, em um processo de planejamento do espaço público de qualidade para a contribuição do bem estar da comunidade local.

Além da requalificação do espaço urbano e seu entorno a intervenção contará com novo ordenamento de paradas de ônibus, a construção de um novo terminal de ônibus na R. Solon Pinheiro, a transformação de um quarteirão da R. Jaime Benévolo em um corredor de atividades para pedestres, um conjunto de novos usos às edificações internas ao parque e a execução do Memorial da Liberdade, em alusão à íntima ligação entre a história daquele espaço público tombado e a abolição.

 

Veja o vídeo completo ao lado e abaixo das imagens.

Clique no link abaixo e faça download da prancha resumo do projeto:

Download Prancha Resumo

Relatório Fotográfico - Obra Construída

 

 

Autoria: Yuri Nobre, Abner Souza, Sheldon André, Jairo Diniz, Mayara Cunha, Danyella Lima e Thayná Gomes.

 

Localidade: Fortaleza - CE

 

Clique na imagem em destaque para ampliar

 

Terminal de Ônibus
bottom of page